Instagram Marketing: Como Criar a Biografia Perfeita?

Ao fazer um perfil nas redes sociais, a maioria de nós quer visibilidade. Os principais objetivos profissionais em #mídiassociais costumam ser: gerar negócios, #ganhardinheiro e criar uma identidade digital na sua área de atuação.


Não importa se você está voltando ao mercado, passando por uma recolocação profissional ou buscando crescer ainda mais na sua profissão. Para todas essas situações, é importante que as pessoas que chegam às suas #redessociais entendam porque vale a pena seguir você, consumir seu conteúdo e te contratar.




No Instagram, tudo começa na Biografia


A biografia, mais conhecida como BIO, é composta por um espaço muito pequeno. Nela você tem apenas 160 caracteres para se apresentar. A BIO do #Instagram funciona como a página inicial do seu perfil, uma primeira impressão. Ela precisa ser convidativa, clara e organizada. Os visitantes precisam olha e pensar: "É dessa empresa, dessa pessoa que estou precisando!"


Mas o que deve constar no perfil do Instagram?


1. Foto ou logotipo


Para profissionais que trabalham sozinhos na prestação dos serviços, eu gosto muito da ideia de colocar uma foto na BIO. Acho que humaniza mais, que gera mais simpatia e familiaridade por parte do cliente. Afinal de contas, ele vai contratar um serviço prestado diretamente por você. Neste caso, escolha uma foto em que esteja sozinho e que remeta diretamente ao seu trabalho. Nem preciso dizer que ela precisa ter foco e nitidez, não é mesmo?


Mas nada impede que use um logotipo, especialmente se trabalha em equipe e o perfil no Instagram não é só seu. Se for o perfil de uma empresa, a melhor opção é mesmo o logotipo. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing.


2. Palavras-chaves sobre o seu negócio ou profissão


Os perfis no Instagram têm espaço para o seu nome e o nome de usuário (username). Em um ou outro, ou mesmo em ambos, você precisa colocar palavras-chaves que remetam ao seu serviço. Isso porque o nome e o username são usados pelos mecanismos de busca do Instagram para ajudar as pessoas a encontrarem os perfis quando usam a aba "Explorar".


Ex.:

  • Meu nome no Instagram é Ju Tolêdo | Marketing Digital

  • Meu username é @jutoledofaria

Quando criei o perfil, há alguns anos, ainda não tinha um serviço definido. Então coloquei apenas meu nome (@jutoledofaria). Gostaria que fosse mais curto, mas já o nome já estava sendo usado por outra pessoa. Com o tempo preferi mantê-lo sem nenhuma palavra-chave, para não perder as marcações e citações do meu perfil. Só mudei o nome de "Juliana Tolêdo de Faria" para "Ju Tolêdo", acrescido da expressão que é chave no meu trabalho: #marketingdigital .



Já na minha empresa de softwares para nutricionistas eu fiz diferente. Por mudanças estratégicas acabei mudando o nome e username no Instagram, e usei as palavras "software de nutrição" nos dois. Ficou assim: @cookiesoftwaresdenutricao e Cookie Softwares de Nutrição.



Escolha palavras como moda, design, make, nutricionista, roupas... para ajudar o Instagram a mostrar você para as pessoas que buscam justamente pelo seu serviço ou produto.


Importante: escolha um username simples e fácil de decorar e soletrar. Evite underlines, pontos e outros caracteres e números. É muito mais simples @jutoledofaria que @ju_toledo_faria ou @jutoledo3103, não acha?


Agora, a BIO propriamente dita


3. Sua formação e experiências


Essa não é uma informação que cabe em todos os tipos de negócios. Mas se você possui formação específica e profissional, é bom colocar tudo isso na BIO. Cursos de graduação, pós-graduações, certificações e atuações são argumentos que melhoram sua autoridade. Especialmente se forem em instituições mais renomadas:

  • Pós-graduada em Nutrição Clínica/GANEP

  • Nutricionista no HC/USP

4. O que você faz e pra quem você faz


Parece repetitivo, mas não é. Uma coisa é sua formação ou profissão; outra coisa são os seus serviços, produtos e público alvo:

  • Crianças, adolescentes e gestantes

  • Atendimentos presenciais e online

Se puder colocar os impactos que você causa na vida das pessoas, fica melhor ainda:

  • Ajudo mulheres a recuperar a saúde e a autoestima através da reeducação alimentar