Instagram Marketing: Como Criar a Biografia Perfeita?

Ao fazer um perfil nas redes sociais, a maioria de nós quer visibilidade. Os principais objetivos profissionais em #mídiassociais costumam ser: gerar negócios, #ganhardinheiro e criar uma identidade digital na sua área de atuação.


Não importa se você está voltando ao mercado, passando por uma recolocação profissional ou buscando crescer ainda mais na sua profissão. Para todas essas situações, é importante que as pessoas que chegam às suas #redessociais entendam porque vale a pena seguir você, consumir seu conteúdo e te contratar.



No Instagram, tudo começa na Biografia


A biografia, mais conhecida como BIO, é composta por um espaço muito pequeno. Nela você tem apenas 160 caracteres para se apresentar. A BIO do #Instagram funciona como a página inicial do seu perfil, uma primeira impressão. Ela precisa ser convidativa, clara e organizada. Os visitantes precisam olha e pensar: "É dessa empresa, dessa pessoa que estou precisando!"


Mas o que deve constar no perfil do Instagram?


1. Foto ou logotipo


Para profissionais que trabalham sozinhos na prestação dos serviços, eu gosto muito da ideia de colocar uma foto na BIO. Acho que humaniza mais, que gera mais simpatia e familiaridade por parte do cliente. Afinal de contas, ele vai contratar um serviço prestado diretamente por você. Neste caso, escolha uma foto em que esteja sozinho e que remeta diretamente ao seu trabalho. Nem preciso dizer que ela precisa ter foco e nitidez, não é mesmo?


Mas nada impede que use um logotipo, especialmente se trabalha em equipe e o perfil no Instagram não é só seu. Se for o perfil de uma empresa, a melhor opção é mesmo o logotipo. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing.


2. Palavras-chaves sobre o seu negócio ou profissão


Os perfis no Instagram têm espaço para o seu nome e o nome de usuário (username). Em um ou outro, ou mesmo em ambos, você precisa colocar palavras-chaves que remetam ao seu serviço. Isso porque o nome e o username são usados pelos mecanismos de busca do Instagram para ajudar as pessoas a encontrarem os perfis quando usam a aba "Explorar".


Ex.:

  • Meu nome no Instagram é Ju Tolêdo | Marketing Digital

  • Meu username é @jutoledofaria

Quando criei o perfil, há alguns anos, ainda não tinha um serviço definido. Então coloquei apenas meu nome (@jutoledofaria). Gostaria que fosse mais curto, mas já o nome já estava sendo usado por outra pessoa. Com o tempo preferi mantê-lo sem nenhuma palavra-chave, para não perder as marcações e citações do meu perfil. Só mudei o nome de "Juliana Tolêdo de Faria" para "Ju Tolêdo", acrescido da expressão que é chave no meu trabalho: #marketingdigital .



Já na minha empresa de softwares para nutricionistas eu fiz diferente. Por mudanças estratégicas acabei mudando o nome e username no Instagram, e usei as palavras "software de nutrição" nos dois. Ficou assim: @cookiesoftwaresdenutricao e Cookie Softwares de Nutrição.



Escolha palavras como moda, design, make, nutricionista, roupas... para ajudar o Instagram a mostrar você para as pessoas que buscam justamente pelo seu serviço ou produto.


Importante: escolha um username simples e fácil de decorar e soletrar. Evite underlines, pontos e outros caracteres e números. É muito mais simples @jutoledofaria que @ju_toledo_faria ou @jutoledo3103, não acha?

Agora, a BIO propriamente dita


3. Sua formação e experiências


Essa não é uma informação que cabe em todos os tipos de negócios. Mas se você possui formação específica e profissional, é bom colocar tudo isso na BIO. Cursos de graduação, pós-graduações, certificações e atuações são argumentos que melhoram sua autoridade. Especialmente se forem em instituições mais renomadas:

  • Pós-graduada em Nutrição Clínica/GANEP

  • Nutricionista no HC/USP

4. O que você faz e pra quem você faz


Parece repetitivo, mas não é. Uma coisa é sua formação ou profissão; outra coisa são os seus serviços, produtos e público alvo:

  • Crianças, adolescentes e gestantes

  • Atendimentos presenciais e online

Se puder colocar os impactos que você causa na vida das pessoas, fica melhor ainda:

  • Ajudo mulheres a recuperar a saúde e a autoestima através da reeducação alimentar


5. Prêmios, publicações e associações


Livros ou artigos que você escreveu, prêmios e outras formas de reconhecimento também devem ser colocados na BIO do Instagram. Se você é membro de alguma entidade ou associação relacionada ao seu trabalho, coloque. Tudo isso funciona como argumentos de autoridade e sinaliza sua competências às pessoas.

  • Coautora do livro Nutrição & Cardiologia

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia

6. Onde você trabalha


Essa é uma informação fundamental para quem tem negócios físicos. A cidade ou região que você atende será determinante para o cliente saber se ele pode ou não ir até você. Se você entrega para todo o país ou presta serviços online, escreva isso.



7. Como falar com você


De nada adianta tudo isso se o seu cliente não consegue falar com você, não é mesmo? E em tempos de tanta concorrência, a velocidade de resposta é algo muito importante. Por isso sugiro que você coloque apenas os contatos que você responde com frequência. Colocar um email que você quase não abre, ou um número de WhatsApp que você só olha uma ou duas vezes por dia. pode prejudicar sua imagem.


Para colocar as informações de contato clicáveis, você tem duas opções:

  • Em "Informações comerciais públicas", preencha as "Opções de contato". Assim aparecerá o botão "Contato" no seu perfil e o seguidor será direcionado para a caixa de email, tela de ligação ou mesmo o GPS do celular, de acordo com o que ele clicar.

  • Em website você coloca um link que direciona o cliente para seu WhatsApp ou qualquer outro contato que você escolher

O ideal é que você coloque os dados de contato clicáveis utilizando não uma ou outras, mas as duas opções acima. E coloque também por escrito, inclusive o telefone com o DDD, digitado na BIO. Assim eles não passarão despercebidos pelos seus visitantes.



8. Call to action (CTA)


A famosa "chamada para ação" ou CTA nada mais é que um direcionamento para que seu seguidor execute uma ação. Ele é utilizado não só no Instagram, mas em todas as plataformas. É uma forma de direcionar e influenciar positivamente seus visitantes. O CTA pode ser:

  • Clique no link

  • Agende uma consulta

  • Baixe o e-book

  • Assine minha newsletter

Se você possui apenas uma opção para colocar no campo website, coloque o link relacionado ao CTA. Se você quiser divulgar mais de um link, como o seu site, perfis em outras redes e material para download, use uma árvore de links. Clique aqui e veja como fazer isso.


9. Hashtags de nicho


Se ainda tiver sobrado espaço rsrsrs... escolha uma ou duas hashtags de nicho para adicionar à BIO. Elas podem direcionar o público até você.

Deixe sua BIO com um visual mais atrativo


Uma prática comum e que funciona muito bem é colocar emojis e símbolos na BIO do Instagram. Eles deixam a leitura mais fluida e funcionam como marcadores de cada linha, cada parágrafo.


E por falar em parágrafos, se o teclado do seu celular não permite pular linhas, então digite sua BIO em algum bloco de notas (pode ser do próprio celular), depois copie e cole no seu perfil.


Você também pode chamar mais atenção utilizando fontes diferentes. Mas tenha cuidado para não errar na dose e deixar o visual feio ou confuso, ok? Aprenda a utilizar fontes diferentes clicando aqui.



Finalmente...


A BIO do Instagram não deve ser permanente. Eu sempre faço mudanças na minha: seja para divulgar campanhas, eventos, landing pages, vídeos ou promoções; seja porque encontrei uma forma diferente de explicar ao meu público como posso impactar a vida deles de maneira positiva.


E você? Gostou do post? Espero que sim... Então volta lá no seu perfil no Instagram, atualize as informações e depois me conte como ficou.



JUTOLEDOCOMASSINATURA pequeno transparen

Av. D, 419 - St. Marista

Goiânia - GO

Tel: 062.98134.3414

Email: contato@jutoledo.com.br

  • YouTube - Black Circle
  • whatsapp
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle