7 Dicas de Como Ser Altamente Produtiva Fazendo Home Office

A chegada do novo coronavírus e a instalação da Covid-19 mudou a forma como muitos de nós trabalhamos. Vieram a quarentena, o home office e um novo desafio profissional: #ganhardinheiro e ter alta #produtividade, trabalhando em casa.


Eu faço home office há 6 anos. Acho prático, econômico e flexível. E é aí que mora o problema para a maioria das pessoas. Tanta flexibilidade pode ser um prato cheio para a improdutividade e a #procrastinação.



Por isso preparei 7 dicas matadoras para você que está vivendo uma nova realidade de trabalho e deseja aumentar sua produtividade:


1. Tenha hora certa para acordar


Mantenha a rotina de acordar cedo, como se estivesse trabalhando fora. Você pode até dormir um pouco mais, devido às horas que estaria no trânsito e que não estão sendo necessárias. Mas não exagere. Quando dormimos muito o corpo fica pesado e o dia parece passar mais depressa.


Se você é alguém de hábitos noturnos, respeite isso. Se você rende mais à noite, organize-se em função desses horários. Mas mantenha a rotina de dormir o necessário, sem exageros, e acordar sempre no mesmo horário.


2. Espreguice e tome um banho frio


Assim que acordar, estique-se. Alongue-se. E então... chuveiro! O banho não precisa ser gelado, mas precisa te despertar de vez, OK? Se preferir, tome um banho morno e finalize com pelo menos 10 segundos de água fria.


3. Tire o pijama


O seu subconsciente é muito poderoso. Mesmo que você pule a dica 2 e não tome banho logo cedo, aqui não tem negociação. O pijama e aquele cheirinho de cama vão te remeter ao descanso e deixar tudo mais lento. Tire-o e coloque uma roupa confortável, que mostre à sua mente que agora você não está mais descansando. Tenho algumas amigas, inclusive, que fazem uma maquiagem leve e colocam sapatos, mesmo em casa. Confesso que eu normalmente trabalho de chinelo e cara limpa.



4. Procure um lugar só para você


Essa dica é mais complicada, porque nem sempre é factível. Se não tiver um local só pra você, escolha uma parte da casa e adote-a como seu local de trabalho - mesmo que ela não seja só sua. Eu escolhi o quarto da empregada, já que fica reservado e lá coloquei minhas coisas. A questão aqui, de novo, é estabelecer uma rotina que mostre ao seu cérebro e ao seu corpo que você está em um ambiente de trabalho.


5. Comunique sua ausência


Isso mesmo que você leu! Seus familiares devem estar cientes de que você não está disponível enquanto trabalha. Pra mim essa é uma das dicas mais complicadas, porque depende da compreensão de terceiros. Parece duro e impossível de se levar, mas meus pais sempre entenderam isso, mesmo idosos. Meu pai faleceu, minha mãe continua comigo e meu recém-marido está aprendendo isso também. É uma questão de limites. Eu uso argumentos como:


"O que você quer me dizer é urgente? Se não for, me diga quando formos almoçar."


"Se o telefone fixo tocar não vou atender, porque 'não estou aqui'. Quem quer falar comigo liga no meu celular."


Eu tenho uma dessa na porta do meu escritório em casa. Quando quero reserva total, fecho a porta.

E antes que você pense "Nossa, que grosseria!", lembre-se que todos os acordos com quem se ama podem ser feitos com harmonia e respeito. O tom de voz usado, argumentos realistas (afinal de contas a gente trabalha por um motivo sério, não é?) e a declaração da importância que o trabalho tem na sua vida farão com que adultos que te amam entendam que, naquele momento, você precisa de individualidade e espaço. E ao finalizar seu dia de trabalho, transforme a sensação de dever cumprido em bom humor e disponibilidade para aqueles que souberam te respeitar.


Quem tem crianças muito pequenas certamente terá mais dificuldades com essa dica, mas a partir de uma certa idade fará bem a elas entender que adultos têm responsabilidades e que brincar sozinhas às vezes faz parte da vida. Se as crianças forem maiores, com certeza terão suas atividades escolares pra fazer. Tente alinhar os horários para que tudo transcorra da melhor forma possível.


Se você deseja melhorar sua produtividade, trabalhar sua gestão de tempo, clique aqui e conheça o Curso Online Gestão de Tempo e Produtividade.


6. Cuide do descanso e do lazer


Dormir bem, e por horas suficientes para acordar descansada, obviamente vai influenciar na sua produtividade. Da mesma forma, as pausas para descanso físico e mental são essenciais. Levante a cada hora sentada, alongue-se e tenha em mente que, se possível, o local de trabalho não pode ser o mesmo que seu local de descanso. Por isso é tão importante não trabalhar ou estudar na cama, por exemplo. Isso confunde seu corpo e seu cérebro, que precisam de momentos e locais específicos de lazer e descanso.


7. Nutra-se!


Alimentação de qualidade e hidratação em dia são necessidades básicas quando o assunto é produtividade. Corpo bem tratado rende muito mais. Faça refeições leves, de qualidade e ricas em nutrientes. E beba água! Que tal manter aquela garrafinha legal ou sua caneca preferida sempre à vista? Assim fica mais fácil! Quem sabe uma água com gás ou saborizada não vão te ajudar com esse hábito?



Entenda: rotina não significa repetição ou mesmice. Rotina remete a processos e organização, já que cada dia pode ser dedicado a clientes e atividades diferentes, mesmo dentro de uma rotina.


A rotina é amiga da produtividade. Clique aqui e leia o post sobre Felicidade x Produtividade.



JUTOLEDOCOMASSINATURA pequeno transparen

Av. D, 419 - St. Marista

Goiânia - GO

Tel: 062.98134.3414

Email: contato@jutoledo.com.br

  • YouTube - Black Circle
  • whatsapp
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle