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O que Colocar na Biografia para Instagram: Guia Completo

Atualizado: 19 de jan.

Bem-vindo(a) ao guia completo sobre o que incluir na biografia para Instagram! Se você deseja se destacar na plataforma e atrair seguidores engajados, otimizar sua BIO é fundamental. Neste artigo, vamos revelar as melhores práticas para criar uma BIO de sucesso.


Elementos-chave necessários na sua biografia para Instagram


  1. Colocar sua foto ou logotipo da empresa

  2. Escolher nome e nome de usuário que falem por si

  3. Criar um título atraente para a biografia

  4. Utilizar palavras-chave na biografia do Instagram

  5. Incluir formação profissional e experiências

  6. Citar prêmios, publicações e associações

  7. Informar local de trabalho e de entrega

  8. Colocar chamada à ação na biografia para Instagram

  9. Deixar claro como poderão falar com você

  10. Mostrar a personalidade da sua marca na biografia para Instagram

  11. Configurar botões de ação

Mulher escrevendo biografia para instagram
Quando se trata de biografia para instagram, cada palavra conta

A importância de uma biografia para o Instagram


Para saber o que colocar na biografia para Instagram, é preciso saber que uando se trata da biografia para Instagram, cada palavra conta. É a sua chance de transmitir sua personalidade, mostrar seus interesses e deixar claro o que você oferece. Portanto, certifique-se de incluir informações relevantes: quem você é, o que faz e como pode ajudar seus seguidores.


Além disso, não se esqueça de usar uma linguagem que esteja alinhada com sua marca. Se você possui uma marca mais descontraída e divertida, adicione uma pitada de humor. Se é uma marca mais séria e profissional, mantenha uma abordagem mais formal.

Certifique-se de adicionar palavras-chave relevantes que ajudem sua BIO a ser encontrada pelos motores de busca e pelos usuários. Afinal, o objetivo é atrair seguidores relevantes que se identifiquem com sua marca e se tornem clientes ou fãs leais.
Mulher empreendedora que fez biografia para instagram
Use a BIO para fazer uma descrição concisa e cativante sobre você e o seu trabalho

A biografia, mais conhecida como BIO, funciona como a página inicial do seu perfil, uma primeira impressão. Ela precisa ser convidativa, clara e organizada. Os visitantes precisam olha e pensar: "É dessa empresa, dessa pessoa que estou precisando!" Mas como ela é um espaço muito pequeno, onde você tem apenas 150 caracteres para se apresentar, precisa ser estratégica e escrever uma descrição concisa e cativante sobre você e/ou sobre o seu trabalho.


Siga essas dicas e crie uma BIO profissional e impactante para Instagram. Vamos lá?


O que colocar na BIO do Instagram?


1. Colocar sua foto ou logotipo da empresa


Para profissionais que trabalham sozinhos na prestação dos serviços, eu gosto muito da ideia de colocar uma foto na BIO. Acho que humaniza mais, que gera mais simpatia e familiaridade por parte do cliente. Afinal de contas, ele vai contratar um serviço prestado diretamente por você. Neste caso, escolha uma foto em que esteja sozinho ou que remeta diretamente ao seu trabalho. Nem preciso dizer que ela precisa ter foco e nitidez, não é mesmo?


Mas nada impede que use um logotipo, especialmente se trabalha em equipe e o perfil no Instagram não é só seu. Se for o perfil de uma empresa, a melhor opção é mesmo o logotipo. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing.


2. Escolher nome e nome de usuário que falem por si


Os perfis no Instagram têm espaço para o seu nome e o nome de usuário (username). Em um ou outro, ou mesmo em ambos, é uma boa prática colocar palavras-chaves que remetam ao seu serviço. Isso porque o nome e o username são usados pelos mecanismos de busca do Instagram para ajudar as pessoas a encontrarem os perfis quando usam a aba "Explorar". Ex.: meu nome no Instagram é "Ju Tolêdo | Marketing Digital" e meu username é @jutoledofaria .


Quando criei o perfil, há alguns anos, eu tinha mais de um negócio. Então coloquei apenas meu nome (@jutoledofaria). Gostaria que fosse mais curto, mas Ju Tolêdo já estava sendo usado por outra pessoa. Com o tempo preferi mantê-lo sem nenhuma palavra-chave, para não perder as marcações e citações do meu perfil. Só que mudei o nome de "Juliana Tolêdo de Faria" para "Ju Tolêdo | Marketing Digital", ou seja, meu nome mais a palavra-chave relacionada ao meu trabalho.

Escolha palavras como moda, design, make, nutricionista, roupas... para ajudar o Instagram a mostrar você para as pessoas que buscam justamente pelo seu serviço ou produto.

Importante: escolha um username simples, fácil de decorar e de soletrar. Evite underlines, pontos e outros caracteres e números. É muito mais simples @jutoledofaria que @ju_toledo_faria ou @jutoledo3103, não acha?

O que colocar na biografia para instagram
Escolha um username simples, fácil de decorar e de soletrar

3. Criar um título atraente para a biografia


Aqui você descreverá o que você faz e como você ou seu trabalho fará diferença na vida das pessoas.

  • Mentorias de marketing digital para micro e pequenas empreendedoras

  • Atendimentos presenciais e online

  • Crianças, adolescentes e gestantes


Se possível, coloque os impactos que você causa na vida das pessoas ou resultados obtidos:

  • Te ensino a vender até R$ 2.000 em e-books no 1º mês!

  • + 5.000 alunos satisfeitos

  • Ajudo mulheres a recuperar a saúde e a autoestima através da reeducação alimentar


Genteeeee!!! Muito bom senso e cuidado, OK? Não precisa "apelar" pra chamar atenção kkkk Nada de promessas mirabolantes, do tipo "Te ajudo a passar em concursos sem estudar" ou "Emagreça 10 kg em 15 dias".


Da mesma forma, evite promessas rasas, do tipo "Ajudando você a atingir um novo patamar" ou "Conquiste abundância e prosperidade". Expressões abstratas e subjetivas têm significado totalmente diferente de uma pessoa para a outra, fazendo com que você desperdice seu espaço e prometa sabe-se lá o quê (afinal de contas, cada um vai entender do seu jeito, concorda?).


4. Utilizar palavras-chave na biografia do Instagram


Esse item vale para toda a BIO, desde seu nome de usuário até a descrição dentro dos poucos 150 caracteres reservados para isso. Na hora de descrever o que você faz, sua profissão, público-alvo ou o mercado que atua, lembre-se das palavras que as pessoas digitarão ao procurar pelo trabalho que você oferece.


Alguns exemplos: esteticista, perfumes importados, maquiadora, fotógrafa, customização de roupas, manicure, podóloga, festas infantis, gastrônoma, culinarista, nutricionista, patchwork, massoterapeuta, professora particular, personal trainer, cosméticos, roupas femininas, psicóloga...

Biografia para instagram para negócios locais
Lembre-se das palavras que as pessoas digitarão ao procurar pelo trabalho que você oferece

5. Incluir formação profissional e experiências


Essa não é uma informação que cabe em todos os tipos de negócios. Mas se você possui formação específica e profissional, é bom colocar o mais relevante isso na BIO. Nem sempre vai caber tudo, ok? Coloque o mais relevante, ou seja, o que as pessoas mais buscam (e não o que você é mais apaixonada). Cursos de graduação, pós-graduações, certificações e atuações são argumentos que melhoram sua autoridade. Especialmente se forem em instituições mais renomadas.


Se preciso, abrevie ou use siglas. No meu caso eu troquei "Pós-graduação MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas" por "MBA em Marketing FGV". Perceba que isso não prejudicou o entendimento e economizou caracteres.


6. Citar prêmios, publicações e associações


Livros ou artigos que você escreveu, prêmios e outras formas de reconhecimento também devem ser colocados na BIO do Instagram. Se você é membro de alguma entidade ou associação relacionada ao seu trabalho, coloque. Tudo isso funciona como argumentos de autoridade e sinaliza sua competência às pessoas. Por exemplo:


  • Coautora do livro "Empreendedoras de Alta Performance de Goiás"

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia

  • Empreendedora do Ano pelo Sebrae

O que colocar na biografia para instagram
Inclua na BIO argumentos de autoridade e sinais de sua competência

7. Informar local de trabalho e de entrega


Essa é uma informação fundamental para quem tem negócios físicos. A cidade ou região que você atende será determinante para o cliente saber se ele pode ou não ir até você. E mais: se você entrega para todo o país ou presta serviços online, escreva isso.


Mais abaixo você verá como colocar esses contatos de forma clicável. De qualquer forma, se você possui um negócio com limitação geográfica de atendimento, é interessante deixar o número de telefone com DDD e a cidade digitados na BIO.


8. Colocar chamada à ação na biografia para Instagram


A famosa "chamada para ação" ou "call to action" (CTA) nada mais é que um direcionamento para que seu seguidor execute uma ação. Ele é utilizado não só no Instagram, e é uma forma de direcionar e influenciar positivamente seus visitantes. O CTA pode ser:


  • Clique no link

  • Agende uma consulta

  • Baixe o e-book

  • Assine minha newsletter

  • Compre agora

E então, ainda na edição do perfil, mas fora da edição da BIO, você vai colocar um ou mais links que direcionarão o visitante para seu site, canal no YouTube ou qualquer outra página na web. Aproveite essa opção para mostrar sua loja virtual, mostrar sua autoridade, seu trabalho e fazer vendas.

9. Deixar claro como poderão falar com você


De nada adianta tudo isso se o seu cliente ou futuro cliente não consegue falar com você, não é mesmo? Lembre-se que, em tempos de tanta concorrência, a velocidade de resposta é algo muuuuito importante. É por isso que sugiro que você coloque apenas os contatos que você responde com celeridade e frequência. Colocar um email que você quase não abre, ou um número de WhatsApp que você só olha uma ou duas vezes por dia, pode prejudicar sua imagem.


Para facilitar a vida dos clientes, logo abaixo de "Informações comerciais públicas", clique em "Opções de contato" e informe os dados desejados. Assim aparecerá o botão "Contato" no seu perfil e o seguidor será direcionado para a caixa de email, tela de ligação ou mesmo o GPS do celular, de acordo com o que ele clicar.

O ideal é que, caso caibam todas as informações relevantes, você coloque os dados de contato clicáveis utilizando as opções acima, e coloque também, por escrito (inclusive o telefone com o DDD), digitado na BIO, como sugerido no item 6. Assim eles não passarão despercebidos pelos seus visitantes.
Como adicionar contatos na biografia para instagram
De nada adianta tudo isso se o seu cliente ou futuro cliente não consegue falar com você

10. Mostrar a personalidade da sua marca na biografia para Instagram


Uma prática comum e que funciona muito bem é colocar emojis e símbolos na BIO do Instagram. Eles deixam a leitura mais fluida e funcionam como marcadores de cada linha, cada parágrafo.


E por falar em parágrafos, se o teclado do seu celular não permite pular linhas, então digite sua BIO em algum bloco de notas (pode ser do próprio celular), depois copie e cole no seu perfil.


Caso você trabalhe com um público mais descontraído, ou deseja chamar mais atenção utilizando fontes diferentes, poderá colocar letras em negrito e itálico ou itálico na sua biografia. Mas tenha cuidado para não errar na dose e deixar o visual feio ou confuso, ok?


11. Configurar os botões de ação


Finalmente, você encontrará a opção "Botões de ação". Ativar essa opção é uma ótima ideia, caso você seja parceiro de algum dos prestadores de serviço cadastrados. Ex.: Botão "Pedir refeição" que leva direto para o perfil da sua empresa dentro do app do iFood.


Finalmente, clique em "Exibição do perfil" para ver como tudo isso vai aparecer para o visitante e, se preciso, edite antes de salvar as alterações feitas.


Exemplos de biografias eficazes no Instagram


Peguei alguns modelos de BIO para vocês se inspirarem.

O que colocar na biografia para instagram

O que colocar na biografia para instagram

O que colocar na biografia para instagram

O que colocar na biografia para instagram
Lembre-se que a BIO do Instagram não deve ser permanente. Atualizar e otimizar regularmente a sua biografia profissional no Instagram é necessário. Eu sempre faço mudanças na minha: seja para divulgar campanhas, eventos, landing pages, vídeos ou promoções; seja porque encontrei uma forma diferente de explicar ao meu público como posso impactar a vida deles de maneira positiva.

E então? Gostou do post? Espero que sim... Agora volte lá no seu perfil no Instagram e atualize as informações da sua BIO. Depois faça uma publicação nos stories e me marque para eu ver como ficou.


Ju Tolêdo - empreendedora - estrategista digital empreendedora

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